1. TOPO
  2. CATEGORIAS:CULTURA TRADICIONAL
  3. O que é a caligrafia como cultura japonesa? Comportamento básico e 5 estilos

way

O que é a caligrafia como cultura japonesa? Comportamento básico e 5 estilos

20/11/2020

  • Facebook
  • Twitter
  • reddit
  • Copy link
    Copied

A caligrafia, que é uma das culturas japonesas, está ganhando popularidade no exterior devido à sua beleza simples. Mesmo que todo japonês saiba disso, ao tentar explicar em detalhes o que é a caligrafia, sua origem e comportamento, muitas vezes é surpreendentemente desconhecido.

Aqui, vamos explicar o contorno da caligrafia como cultura japonesa, e as ações e estilos básicos. Que tal reafirmar a bondade da caligrafia, entendendo os conhecimentos básicos da caligrafia?

O que é a "caligrafia" da cultura tradicional japonesa? O que é a caligrafia como cultura japonesa? Trabalho básico e 5 fonts_sub 1.jpg

Primeiro, darei uma visão geral da caligrafia japonesa.

O que exatamente é caligrafia?

A caligrafia é uma das formas de expressar o pensamento escrevendo letras no papel usando uma ferramenta de escrita chamada "pincel" e tinta, e através das letras e do estilo. Pode-se dizer que é arte ou arte porque não é apenas um meio de escrever cartas, mas também um meio de auto-expressão.

Acredita-se que a caligrafia também treine e treine o espírito, pois é preciso cultivar a concentração e adquirir as habilidades para se tornar um “pincel noh” para escrever belos personagens.

Como etapa preliminar à caligrafia, existe a "caligrafia" aprendida na escola, mas existe uma grande diferença entre a caligrafia e a caligrafia, "haja ou não expressão própria". Na caligrafia, o objetivo é escrever caracteres bonitos e bem equilibrados na ordem de escrita correta, enquanto na caligrafia, caracteres quebrados ousados também são usados. Isso porque o objetivo é expressar força, delicadeza e tristeza com personagens escritos.

A caligrafia pode ser amplamente dividida em "Kanji" e "Kana", e se você incluir "Kanji Kana Mix", que é uma mistura de ambos, você pode dividi-la em três.

[Se você leu o artigo, pode saber o significado deste KARUTA? ]

Origem da caligrafia

Diz-se que a origem da caligrafia começou quando ela veio da China para o Japão. A caligrafia se desenvolveu na China, que possui uma cultura de caracteres chineses, e dos séculos 6 a 7, da era Asuka à era Nara, a caligrafia foi introduzida no Japão como uma cópia do budismo. Juntamente com a caligrafia, serão apresentados como fazer pincéis e tinta, como fazer papel, etc.

Saber escrever cartas com pincel e tinta era considerado uma das culturas importantes para o samurai e os aristocratas da época. Como muitas outras culturas, artes e entretenimento, com o passar do tempo, a caligrafia se torna mais difundida não apenas para samurais e aristocratas, mas também entre as pessoas comuns.

A maioria dos japoneses tem a oportunidade de entrar em contato com a caligrafia que é a entrada para a caligrafia, como nas aulas de caligrafia e nas escolas, e a caligrafia é um estilo de vida japonês moderno, como a usada em ocasiões cerimoniais, cartões de Ano Novo e no início da escrita do Ano Novo. Pode-se dizer que está profundamente enraizado.

Comportamento básico da caligrafia

O que é a caligrafia como cultura japonesa? Trabalho básico e 5 fonts_sub 2.jpg

A seguir, explicarei o comportamento básico da caligrafia no Japão.

Como sentar

A maneira básica de se sentar na caligrafia é sentar-se ereto sobre uma almofada. Se você não está acostumado a sentar-se ereto, ou se tem dores nas costas ou nas articulações e é difícil sentar-se ereto, você pode sentar em uma cadeira ou usar equipamento auxiliar para sentar-se ereto, mas não o incline sobre a mesa. É importante.

Atitude, como segurar o pincel

Assim como ao sentar-se, endireite as costas. Tenha cuidado para não escrever de costas ou apoiar-se nas mãos.

Ao esfregar um sushi para fazer tinta, despeje um pouco de água na parte rebaixada na parte superior do sushi e esfregue suavemente a tinta. Se você concentrar sua mente e esfregar a tinta lentamente por um tempo, a tinta irá se dissolver gradualmente na água e a tinta se formará.

Quando a tinta estiver pronta, molhe o pincel com tinta. Use o polegar, o indicador e o dedo médio para segurar o meio do pincel. Ao escrever com o lápis, incline um pouco o lápis, mas ao escrever com o pincel, é característico segurar o pincel na vertical. Ao escrever cartas, é uma boa ideia segurar levemente o papel com a mão que não é o seu braço dominante (a mão que escreve as letras).

Roupas

Ao escrever, não há roupas especiais, como "roupas de kendo" ou "roupas de judô", e você pode escrever basicamente com qualquer roupa que quiser. No entanto, você deve evitar roupas brancas e novas, pois a tinta pode voar e ficar suja.

Aqueles com punhos salientes, franjas na bainha e aqueles com punhos abertos grandes, como mangas de sino, não são recomendados, pois podem estar encharcados na combinação. É seguro fazer caligrafia usando roupas pretas ou roupas que você não usa mais.

Existem cinco tipos principais de Kanji para pinceladas.

O que é a caligrafia como cultura japonesa? Trabalho básico e 5 fonts_sub 3.jpg

Finalmente, vamos explicar cinco tipos de fontes kanji das fontes usadas na caligrafia japonesa.

5 fontes de escova kanji

Existem cinco estilos de kanji de pincel, cada um dos quais é o seguinte.

・ Tensho: é o caractere escrito em um selo ou passaporte de um cidadão japonês. Os cantos dos kanjis quadrados, como "ta" e "dia", são chamados de "tensetsu", mas, no livro, essa parte tem a característica de ser arredondada.

・ Reisho: Os caracteres como "Japan Bank Ticket" e "Ichiman Yen" escritos em notas japonesas são escritos em livros de escravos. É um tipo de letra que nasceu depois da caligrafia, e as partes "splash" e "harai" são planas e características, mas também é um tipo surpreendentemente raramente usado na caligrafia real.

・ Kaisho: Estilo que nasceu depois de um livro de escravos e também é a base da caligrafia. É o primeiro estilo a ser aprendido nas aulas de caligrafia e caligrafia, e também é um estilo importante para o domínio da caligrafia porque parte da premissa de que você pode escrever belas espadas ao escrever outros estilos ou quebrar letras.

・ Gyosho: Gyosho também é um estilo nascido dos livros de escravos. É caracterizado por um estilo que tem um fluxo que parece um pouco quebrado, podendo escrever continuamente sem parar o pincel, ou pode escrever com alguns caracteres omitidos.

・ Sosho: Um sosho é um estilo de escrita que escreve em japonês como o inglês. Porque pode ser escrito rapidamente, é escrito em caracteres que são ainda mais quebrados do que livros de linha. Como é difícil escrever e ler um rascunho sem um certo nível de conhecimento, pode-se dizer que é um estilo de caligrafia avançada.

[Você se preocupa com o Japão? Você gostaria de aprender japonês juntos? ]

Recomenda-se que iniciantes em caligrafia aprendam com o livro

Se você é um iniciante em caligrafia, é uma boa ideia aprender a caligrafia que é frequentemente usada na vida diária, depois praticar as linhas ligeiramente quebradas e, uma vez que se acostumar com a quebra, a ordem dos rascunhos que você quebra ou omite. ..

Resumo

O que é a caligrafia como cultura japonesa? Trabalho básico e 5 fonts_sub 4.jpg

A origem da caligrafia é antiga e foi introduzida da China ao Japão junto com o budismo por volta da era Nara. Na caligrafia, que usa pincéis e tinta para se expressar com letras, você aprenderá as ações básicas de sentar-se ereto, alongar a postura e colocar o pincel em linha reta, além dos cinco estilos básicos. Além de ocasiões cerimoniais e cartões de Ano Novo, também é bom experimentar a caligrafia como prática espiritual.

Este artigo é uma reedição parcial do artigo publicado em Nihongo Biyori por KARUTA.
A reprodução ou utilização não autorizada dos conteúdos, textos, imagens, ilustrações, etc. deste site é estritamente proibida.

Este site é traduzido por tradução automática. Portanto, o conteúdo nem sempre é preciso. Favor observar que o conteúdo após a tradução pode não ser o mesmo que a página original em japonês.

VAMOS JOGAR
KARUTA!

Você sabe o significado disso ..

MAIS EXPLORAÇÃO

INTERSTED NO JAPÃO?

POR QUE VOCÊ NÃO APRENDE JAPONÊS CONOSCO?

COMECE A APRENDER JAPONÊS COM A HUMAN ACADEMY

UMA DAS ESCOLAS DE LÍNGUAS JAPONESAS MAIS POPULARES

ESCOLA DE LÍNGUA JAPONESA QUE OFERECE AULAS DETALHADAS EXCELENTES

ESCOLA ONLINE

  • Learn with your classmates from all over the world
  • Variety of Courses for All Needs
  • FREE Trial Lesson available

TÓQUIO, OSAKA

  • Ofereça o melhor currículo para você
  • Faça novos amigos para aprender japonês
  • Muitas oportunidades para praticar o japonês

VAMOS ALMEJAR UM NÍVEL SUPERIOR DE JAPONÊS

NA ESCOLA DE LÍNGUA JAPONESA DA HUMAN ACADEMY!

UMA DAS ESCOLAS DE LÍNGUA JAPONESA MAIS POPULARES!

PRODUZINDO MUITOS ALUNOS CERTIFICADOS JLPT N1!

ESCOLA ONLINE

  • Learn with your classmates from all over the world
  • Variety of Courses for All Needs
  • FREE Trial Lesson available

TÓQUIO, OSAKA

  • Apoie a realização de seus objetivos de aprendizagem de japonês!
  • Ambientes de aprendizagem perfeitos para estudar japonês!
  • Faça novos amigos para aprender japonês

INTERSTED NO JAPÃO?

POR QUE VOCÊ NÃO APRENDE JAPONÊS CONOSCO?

COMECE A APRENDER JAPONÊS COM A HUMAN ACADEMY

UMA DAS ESCOLAS DE LÍNGUAS JAPONESAS MAIS POPULARES

ESCOLA DE LÍNGUA JAPONESA QUE OFERECE AULAS DETALHADAS EXCELENTES

ESCOLA ONLINE

  • Learn with your classmates from all over the world
  • Variety of Courses for All Needs
  • FREE Trial Lesson available

TÓQUIO, OSAKA

  • Ofereça o melhor currículo para você
  • Faça novos amigos para aprender japonês
  • Muitas oportunidades para praticar o japonês

VAMOS ALMEJAR UM NÍVEL SUPERIOR DE JAPONÊS

NA ESCOLA DE LÍNGUA JAPONESA DA HUMAN ACADEMY!

UMA DAS ESCOLAS DE LÍNGUA JAPONESA MAIS POPULARES!

PRODUZINDO MUITOS ALUNOS CERTIFICADOS JLPT N1!

ESCOLA ONLINE

  • Learn with your classmates from all over the world
  • Variety of Courses for All Needs
  • FREE Trial Lesson available

TÓQUIO, OSAKA

  • Apoie a realização de seus objetivos de aprendizagem de japonês!
  • Ambientes de aprendizagem perfeitos para estudar japonês!
  • Faça novos amigos para aprender japonês